BAIXA AUTO-ESTIMA  A LIGAÇÃO DA RELAÇÃO COM OS PAIS E O SUCESSO OU FRACASSO NA VIDA ADULTA.

Exemplo de imagem
Você é uma pessoa muito indecisa? Tem muito medo do novo? Não se acha bom em nada? Muito ansioso e nervoso? Receio de se posicionar para defender seus direitos? Não acredita no seu próprio valor? Se a resposta for sim, você pode ter problemas com sua autoestima.

Mas o que é auto estima? Ela é o resultado de um processo de construção psicológica, na qual a pessoa aprende a gostar e apreciar o seu próprio eu. Ninguém nasce com auto estima, ela vai se desenvolvendo na infância, e ela é uma das necessidades básicas das crianças. Ela nasce do amor e do respeito dos nossos pais e cuidadores.

Numa situação ideal todos deveríamos ter infâncias onde nossa autoestima fosse estimulada, onde nós nos sentiríamos especiais, amados e apreciados por nossas famílias, aceitos em nossos grupos sociais e bem sucedidos na escola. Teríamos recebido encorajamento e elogios, e não críticas duras, rejeição, frieza e maus tratos.

Crianças que foram muito criticadas, onde o sentimento era de que nada que se fazia era bom, onde não havia afeto e amor, onde houve rejeição e bullyng na escola, todos esses fatores abalam seriamente a autoestima.

Auto estima é a base do nosso eu, e quando não a temos, fica difícil, todas as áreas da nossa vida sofrerão impactos. O grau desse impacto dependerá em parte do temperamento da criança. Crianças com temperamentos introvertidos, tímidos, passivos e ansiosos sofrerão maiores danos. Crianças assim podem ser tornar adultos inseguros, sem autoconfiança, onde a sensação é de vulnerabilidade e inferioridade.

Desafios são extremamente desconfortáveis para essas pessoas e ela fazem de tudo para evitá-los.

Há também sentimentos de não merecimento, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Você é menos competente, talentoso ou inteligente que os outros. Que há algo naturalmente falho em você e isso gera muita vergonha. Todos esses fatores causam muita dificuldade em estabelecer vínculos afetivos estáveis. Inconscientemente há o sentimento que se o companheiro a conhecer a fundo, descobrirá o quão falho a pessoa é e se afastará. Como alguém irá gostar de nós se nem nos gostamos?

Uma baixa autoestima prejudica nossa vida profissional, familiar, conjugal e até a forma que educamos nossos filhos, construindo neles parte de nossos próprios traumas. Nos próximos artigos falaremos de mais fatores que podem influenciar toda as esferas da nossa vida. Fique ligado nos emails que enviaremos para saber mais. Abraço forte a até logo!
Se você não aceita nada menos do que ser feliz. Não deixe de participar da IMERSÃO GRATUITA ou entrar pra Lista de Espera.
Feito com
Logo da Klickpages