NECESSIDADE DE CONEXÃO   

Exemplo de imagem
A criança para vir a ser um adulto saudável, precisa desenvolver um senso de conexão real e estável nos seus primeiros anos de vida. E, essa conexão é alicerçada em amor, atenção, empatia, respeito, afeição, compreensão e orientação. Tais necessidades nos devem ser ofertadas pelos nossos pais e cuidadores.

Existem duas formas de conexão, a primeira envolve intimidade e se relaciona normalmente com a nossa família. Essas conexões e a qualidade delas serão as bases para os relacionamentos futuros dessa criança.

Quando um pai responde a uma criança de uma maneira sensível e responsiva – pegando-a no colo quando chora, segurando-a e tranquilizando-a – a criança se sente segura de que alguém próximo atenderá às suas necessidades, há um fortalecimento saudável da conexão. A criança, quando angustiada, sabe o que fazer e como os pais responderão: ela pode expressar, sem medo, emoções negativas e buscar a proximidade do cuidador – e pode esperar se sentir melhor.

Ao contrário quando pais respondem ao sofrimento de seus filhos de maneiras insensíveis ou “rejeitadoras”, como ignorá-los ou se irritar com eles, ou em casos nos pais são inconsistentes e imprevisíveis, a conexão ocorrerá de maneira imperfeita .

A segunda forma envolve nossa conexão social, onde a criança adquire um senso de pertencimento, onde se sente encaixada, ela é vista e valorizada. Podemos definir essa sensação como a sensação de ser um “humano entre seres humanos”, o que nos faz sentir uma conexão com outras pessoas. Sabemos hoje que uma das principais causas dos problemas de saúde mental é a falta de pertencimento ou a percepção de que estamos afastados de nossos semelhantes.

Quando a criança não consegue estabelecer essas conexões de maneira saudável, poderá carregar problemas nessa esfera para sua vida adulta, onde ela poderá se sentir desconectada, deslocada, mesmo tendo uma família e amigos. Mesmo com pessoas a sua volta ela se sente só. E, ao mesmo tempo ela mantem as pessoas a uma certa distância. É um paradoxo ,a pessoa se sente solitária mas ao mesmo tempo reluta , evita ou impede a proximidade .A pessoa com problemas de conexão sente que ninguém a conhece de verdade ou que ninguém se importa de verdade com ela , isso gera um grande sentimento de vazio , vazio esse que só será preenchido por conexão real , onde há uma verdadeira troca de afeto ,de cumplicidade e carinho.

Você se sente sozinho mesmo rodeado de gente?

Voce sente que ninguém te conhece de verdade?

Você sente uma sensação de vazio, mesmo quando tudo está bem?

Sente que seu parceiro ( a) não te entende ?

Crianças sem conexões verdadeiras com seus pais, são futuros adultos solitários.

Quando voçe olhos nos olhos do seu filho a ultima vez ?

Quando voçce sentiu o coração do seu filho junto ao seu pela ultima vez ?

Da sua boa conexão com seu filho, brotará um adulto saudável.

O colo dos pais sempre será a base de um adulto saudável.

Adultos saudáveis foram crianças com conexões fortes com os pais.
Participe do meu grupo no WhatsApp! Orientações exclusivas, para quem quer desbloquear os motivos inconsciente que sabotam sua vida e Felicidade.
Feito com
Logo da Klickpages