CRENÇAS INCONSCIENTES QUE PODEM SER A CAUSA DE TUDO QUE HÁ DE ERRADO EM SUA VIDA.  

Exemplo de imagem
Quando analisamos como as pessoas encaram sua vida e os problemas que elas enfrentam, observamos que as reações podem ser as mais variadas possíveis. Uma mesma situação pode gerar comportamentos totalmente opostos, por exemplo: dois casais que se divorcia, um dos cônjuges entende que a relação desgastou-se, que era inviável manter o relacionamento onde já não havia mais amor e afeto. Então se separam como pessoas adultas e maduras, se tornando bons amigos. No outro casal, um dos cônjuges entra em parafuso, não aceita de maneira nenhuma, começa a ter reações extremadas, ameaçando se matar. É uma situação hipotética para mostrar que duas pessoas passando pelo mesmo problema podem agir e reagir de maneiras totalmente opostas. Mas quais são os fatores que determinam as nossas respostas é que é o grande questionamento.

A maneira como as pessoas respondem ou encaram os problemas estão intimamente relacionados com suas crenças internas. Para entender exatamente como funcionam e o que são crenças, vamos entender brevemente como funciona o cérebro. O cérebro é um órgão fantástico que possui de 80 a 100 bilhões de neurônios, e, cada neurônio pode fazer até dez mil conexões com neurônios vizinhos. Fazendo uma analogia com um computador, este possui uma parte física, chamada hardware (hd, placa mãe, processador etc), e possui a parte inteligente que são os programas também chamados softwares ou Aplicativos. Os programas não são físicos, não podem ser tocados, mas são eles que efetivamente fazem o computador funcionar com velocidade e precisão.

Ainda seguindo essa analogia, imagine um computador com um excelente hardware, com um excelente processador, uma excelente placa mãe, um hd com muita memória, mas com um software pirata ou uma versão antiga e ultrapassada. Não precisamos ser experts em informática para saber que ele vai travar a toda hora, dar erros e não funcionará com todo seu potencial.

As crenças são como programas de computador, são padrões neurais que foram implantados em nós através da experiência e vivencia com os nossos cuidadores (mãe, pai, professores, irmãos, conhecidos, coleguinhas da escola, etc), a maioria na nossa primeira infância.

No processo de crescimento as crianças vão entrando em contato com pais e cuidadores, que através da convivência vão aos poucos implantando crenças que vão sendo internalizadas pela criança. Todas as pessoas que fazem parte do convívio da criança e que são importantes para ela, todas são programadores em potencial. Mas será que tudo que nossos pais programaram ou nos ensinaram são verdades absolutas? Obvio que não, quando eu era criança minha mãe me ensinou que se eu comesse manga e tomasse leite, poderia passar muito mal. Quando tinha uns 12 anos, descobri que se fazia vitamina de manga com leite. É uma história simplória, mas que ilustra bem o poder das crenças. Minha mãe não mentiu para mim, ela me ensinou o que ela tinha aprendido com a mãe dela, que aprendeu com o avô etc. E como nenhuma delas nunca questionou ou confrontou a crença, ela foi passando de geração em geração. Mas era uma crença falsa, não tinha nenhum fundo de verdade.

Para resumir, nós podemos ter uma grande quantidade de crenças Manga com leite dentro de nós, crenças que não são verdade, mas que nós acreditamos, que são verdade para nós. Crenças falsas sobre quem nós somos, sobre nossa visão do mundo e das pessoas, sobre felicidade, sucesso, dinheiro, honra e etc . Crenças falsas levam a resultados distorcidos e Auto sabotadores, são como computadores com excelente hardware, mas com programas piratas e ultrapassados, que travam a todo hora, dá erros e funciona com todo potencial.

As crenças vão formando dentro de nós uma espécie de manual de conduta particular, onde ficam escritas todos os valores, noções de certo e errado, prioridades, gostos e preferencias.

Toda vez que precisamos fazer uma escolha, tomar uma decisão, eu passo as opções por esse manual, por esse crivo, por essa peneira, e então tomo a decisão. E volto a falar, crenças errôneas ou falsas fatalmente irão levar a escolhas ruins. Percebe agora que isso explica por que muita gente simplesmente não consegue gerenciar sua vida, sempre tomando decisões prejudiciais a si mesmo ou se auto sabotando.

A grande maioria das crenças que nos prejudicam são inconscientes, ou seja, não temos acesso a elas de maneira consciente. Simplesmente agimos sem ter aparentemente uma razão lógica. E, por mais que conscientemente desejemos ser felizes, prósperos, com relacionamentos saudáveis, se nossas crenças apontam em outra direção, elas sempre terão mais força. Escolhas aparentemente contraditórias ou prejudiciais que às vezes tomamos são indícios claros de crenças limitantes. Isso vai desde vícios, apaixonar-se por pessoas erradas, não conseguir gerenciar suas finanças, comer demais, comprar demais, tendência à depressão e ansiedade e comportamentos compulsivos.
Participe do meu grupo no WhatsApp! Orientações exclusivas, para quem quer desbloquear os motivos inconsciente que sabotam sua vida e Felicidade.
Feito com
Logo da Klickpages