4 EXPERIÊNCIAS NA INFÂNCIA QUE CAUSAM DOENÇAS PSICOLÓGICAS, FRACASSOS NA VIDA CONJUGAL E PROFISSIONAL

Exemplo de imagem
Os primeiros anos de vida da criança são fundamentais para que ela se torne um adulto saudável e equilibrado do ponto de vista psicológico. Os pais e cuidadores diretos desempenham um papel fundamental nesta fase. Existem quatro experiências que podem ocorrer na primeira infância que podem gerar problemas futuros, são elas:

a) Frustação nociva de necessidades - Quando a criança passa por poucas experiências boas, devido a seu ambiente ser carente de sensações importantes como amor, compreensão, estabilidade, segurança e proteção.

b) Traumatização ou vitimização - Aqui se enquadram situações nas quais a criança é abusada física, verbal ou sexual, causando danos profundos a psique da criança. Cabe dizer também que nem sempre os abusos são por ações, eles também podem ocorrer por omissões quando os pais não são empáticos, não acolhem os pequenos, não dão a eles segurança e certeza de amor. As omissões podem doer e traumatizar tanto quanto agressões físicas.

c) Excesso de experiências boas - os pais proporcionaram em demasia a criança. Excesso de proteção e afeto. Quando se faz todas as vontades da criança, onde elas não passar por nenhum tipo de frustação. Aqui não há limites realistas e há muita indulgencia, se passa muito a mão na cabeça em situações que ela deveria haver disciplina. Proteção, afeto, satisfação de necessidades em doses equilibradas são essenciais para que a criança se torne um adulto saudável, mas de maneira excessiva ocasiona uma série de problemas como arrogância, prepotência e narcisismo.

d) Identificação seletiva com pessoas importantes - a criança pode identificar-se e internalizar sentimentos, pensamentos, experiências de um ou dos dois pais. O grau e a maneira como ela fará isso depende em parte do seu temperamento. Filhos de pais agressivos podem se identificar com esse perfil agressivo do pai, e a despeito de todo sofrimento que sofreram, podem tornar-se pais agressivos, repetindo o ciclo de violência.

A grande lição é que criação de filhos é algo extremamente delicado, assemelha-se a um chef de cozinha preparando um prato, onde a ausência de tempero o deixa insosso e o excesso o deixa intragável. Como certeza o despreparo e imaturidade dos pais, a desagregação da família, as mães se lançando cada vez mais no mercado de trabalho, deixando as crianças em creches, escolinhas e com babás sejam fatores implicados no grande aumento de pessoas com distúrbios mentais e psicológicos da atualidade.
Participe do meu grupo no WhatsApp! Orientações exclusivas, para quem quer desbloquear os motivos inconsciente que sabotam sua vida e Felicidade.
Feito com
Logo da Klickpages